terça-feira, 10 de janeiro de 2012

35 Patrimônios Mundiais estão em perigo


Guerras e desastres naturais são apontados como motivos de risco
Déborah Gouthier

Já ouviu falar na Reserva de Biosfera do Rio Plátano, em Honduras? E da Floresta Tropical de Sumatra, na Indonésia? Se você não sabe do que se trata, não perca tempo em descobrir. Afinal, estes dois Patrimônios Naturais do Mundo são os mais novos integrantes da lista de patrimônios em risco de extinção.

No total, são 35 locais que integram a lista dos Patrimônios Mundiais em Perigo, elaborada pela Unesco (e que pode ser conferida aqui ). A iniciativa pretende informar a comunidade internacional sobre condições que ameacem os Patrimônios Mundiais  - como guerras, desastres naturais, poluição, urbanização descontrolada ou até o próprio turismo - e incentivar ações corretivas. A inscrição de um local nesta lista permite que o Comitê do Patrimônio Mundial possa alocar assistência imediata para a propriedade ameaçada e que ações específicas sejam tomadas para preservá-lo de maneira eficiente.

Caso um local entre na lista dos que correm perigo, o Comitê desenvolve as devidas medidas e, posteriormente, monitora a situação, permitindo a restauração dos valores daquele Patrimônio. A Unesco frisa que esta listagem não deve ser considerada uma sanção àquele local, mas uma resposta às suas necessidades específicas de conservação, que evite sua exclusão entre os Patrimônios Mundiais.

Além dos governos, organizações não-governamentais, particulares e outros grupos podem atentar o Comitê para as ameaças existentes em determinados locais. Se o alerta for comprovado e o problema suficientemente grave, o Comitê da Unesco se encarrega de incluí-lo na lista e tomar as devidas providências.

Patrimônio Mundial

A lista do Patrimônio Mundial, elaborada pela Unesco, inclui 936 itens considerados parte do patrimônio cultural e natural do mundo, por possuírem “valor universal excepcional”. São 725 patrimônios culturais, 183 naturais e 28 bens mistos. No Brasil, são 18 itens listados, sendo dois em Goiás: as áreas protegidas do Cerrado, na Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas, e o Centro Histórico da Cidade de Goiás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário